Benefícios da Massagem no Trabalho

Não é de hoje que empresários e profissionais da área de recursos humanos em geral perceberam que o maior patrimônio que uma empresa pode ter é os seus funcionários e colaboradores e que quanto mais eles estejam saudáveis e motivados, mais retorno positivo irão proporcionar à empresa.

Cada vez mais as empresas têm notado que programas de qualidade de vida não são exceções para empresas de médio e grande porte. Hoje em dia, muitas empresas de pequeno porte e com poucos funcionários, já estão comprovando que atividades voltadas à bem estar trazem grandes resultados para a saúde e retorno do investimento na própria empresa.

Para que serve um programa de qualidade de vida

O projeto de qualidade de vida foi criado com o objetivo de atender funcionários dentro do local de trabalho e desta forma, resolver problemas como dores musculares, tensão, estresse físico e mental, com atividades que tomem pouco tempo, mas que tragam grandes resultados a curto, médio e longo prazo.

Uma das atividades mais conhecidas de programas assim é a massagem na cadeira, conhecida também como Quick Massage.

Esta técnica de massagem é realizada em uma cadeira própria para este tipo de atendimento e tem duração de aproximadamente 15 minutos. A ideia desta técnica de massagem é proporcionar relaxamento nas regiões da cabeça, pescoço, costas, braços e mãos.


Destaque da massagem no cenário empresarial

A massagem de destaca nestes programas de saúde uma vez que é uma das mais antigas técnicas naturais para restabelecer o estado físico e da alma, tendo sido utilizada em inúmeros povos já em épocas remotas.

Segundo Rafael Lobo, sócio diretor da empresa Conceito Zen que é especializada em programas de qualidade de vida para empresas, “a massagem é uma técnica tão antiga quanto à civilização, porém, só recentemente tem sido explorada como forma de reequilibrar os momentos de estresse e tensão que temos no dia a dia”.

O criador da massagem na cadeira, o terapeuta David Palmer, desenvolveu manobras de massagens adaptando movimentos de técnicas milenares orientais e expandiu a Quick Massage nos anos 80, mais precisamente em 1984 quando ganhou notoriedade ao aplicar sua criação aos funcionários da hoje gigante multinacional Apple.

Naquela época, a Apple estava passando por maus momentos, pois a empresa estava com um elevado número de afastamentos devido a casos de lesões provocadas por rotinas estressantes de trabalho. Conforme relatos sobre a história da empresa, alguns funcionários que trabalhavam no desenvolvimento dos primeiros Macintosh trabalhavam até cerca de 90 horas semanais.

Segundo o jornal New York Times, 400 funcionários recebiam semanalmente sessões de massagem como forma de brinde aos esforços produzidos na produção do Macintosh.

Benefícios de programas de qualidade de vida

Para aquelas empresas que ainda não possuem um programa de massagem, nem outras atividades relacionadas à promoção da saúde, saiba que, os resultados mais obtidos com estas atividades são:

  • Reconhecimento por parte dos funcionários de que a empresa investe em saúde
  • Melhora da concentração e raciocínio
  • Melhor rendimento na volta ao trabalho
  • Aumento da motivação dos colaboradores
  • Melhora da criatividade
  • Redução no número de acidentes de trabalho
  • Redução no número de afastamentos
  • Redução com custos devido à licença médica
  • Prevenção de doenças relacionadas a L.E.R. / D.O.R.T
  • Outros serviços comuns em programas

Por mais que a massagem seja uma das atividades mais procuradas pelas empresas devido seu baixíssimo custo, outros serviços como ginástica laboral, palestras, yoga, Pilates e meditação figuram como protagonistas na promoção de saúde e qualidade de vida para as pessoas, principalmente nesta rotina tão intensa que presenciamos não só em grandes cidades, mas também em locais onde a busca por resultados se tornou constante.

Fonte: http://lugardamulher.com/beneficios-massagem-ambiente-trabalho/